top of page

"Lourinhã" - Pensas que sou da Lourinhã?

Lourinhã – Terra da Loba

Falando à moda do Porto...”mas oube lá, pensas que sou da Lourinhã???...


Expressão conhecida por “Pensas que sou parvo?” ou “Pensas que sou estúpido?” Penso que todos conhecem esta expressão, mas provavelmente não sabem qual a origem.


Pelos vistos, estávamos no ano de 1930, quando uma tal de Dª Amélia de Perdigão tinha na sua quinta um cão enorme de raça desconhecida que metia respeito e mantinha bem à distância quem ousasse aproximar-se do palacete.


Um dia, parece que animal desapareceu da Quinta do Perdigão, e a partir daí, deu muito que falar na região.


Muitas histórias nessa altura foram inventadas, ou talvez não.


Havia quem chamasse de loba, outros raposa que atacava os animais com as suas garras, dizimava rebanhos, coelhos, galinhas, matava vitelos, e havia quem dissesse que chegou a matar um burro.


As gentes da zona, formaram grupos armados com paus e caçadeiras, com o intuito de encontrar a loba e a abater.


Na altura, tal era o medo, que chegaram a pensar evacuar a Vila.


Quando finalmente o animal foi abatido, verificou tratar-se apenas de uma cadela, raça pastor alemão, que era muito pouco conhecido na altura em Portugal.


Daí surgir a expressão: “pensas que eu sou da Lourinhã?”, devido a este infeliz acidente.


A Lourinhã para além da sua gente ficar conhecida por “estúpida/burra”, pelo engano de não perceberem que era apenas um cão grande, ficou conhecida também pela “Terra da Loba”.


PS: Conheço pessoalmente estas gentes da Lourinhã, que apesar deste epíteto tão depreciativo, são sem dúvida gente de bem e muito hospitaleiros, que infelizmente se tornaram "estúpidos/burros", por causa de uma cadela Pastor alemã. É caso para dizer, lá fizeram estragos novamente os alemães.

PRÓXIMOS EVENTOS: 

Tem alguma Festa / Evento

que pretende divulgar?

Contacte-nos...

 PROCURAR POR TAGS:
Nenhum tag.
 PESQUISA:
APOIOS:
bottom of page