top of page

"Cidade de Matosinhos" - A Lenda do Senhor de Matosinhos

Já que estamos nesta altura a viver mais um ano das Festas do Senhor de Matosinhos, aqui fica a Lenda...


Segundo a tradição, a imagem do Senhor de Matosinhos é uma das mais antigas de toda a cristandade.


A lenda diz que esta imagem foi esculpida por Nicodemos, que assistiu aos últimos momentos de vida de Jesus, sendo por isso considerada uma cópia fiel do seu rosto.


"Se é fiel ou não, não dá para saber, mas pelo menos Nicodemos não era como a Espanhola que restaurou a imagem na parede da Igreja de Borja"...Balha-me Deus...

Parece que o tal de Nicodemos esculpiu mais quatro imagens mas esta é considerada a primeira e a mais perfeita. A imagem é oca porque nela teria Nicodemos escondido os instrumentos da Paixão (????) e, nesses tempos de perseguição, os objectos sagrados eram escondidos ou atirados ao mar para escaparem à fogueira.


"Não sei o que era pior, fogueira, ou atirados ao mar, mas siga a lenda...parece que neste caso correu bem, nada se perdeu"


Nicodemos atirou a imagem ao mar Mediterrâneo, na Judeia, e esta foi levada pelas águas, passou o estreito de Gibraltar e veio dar à praia de Matosinhos, perdendo na viagem um braço. A população de Bouças ergueu-lhe um templo e designou a imagem por Nosso Senhor de Bouças, venerando-a durante 50 anos pelos seus muitos milagres.


"Milagres???? Ok!!! siga..."


Um dia, andava uma mulher na praia de Matosinhos a apanhar lenha para a sua lareira, quando encontrou um pedaço de madeira que juntou aos restantes. Em casa, lançou-o ao fogo mas este pedaço saltou da lareira não só da primeira, mas como de todas as vezes que ela o tentava queimar. A sua filha, muda de nascença, fazia-lhe gestos desesperados a dizer algo... Por fim, balbuciando, e perante o espanto da mãe, que o pedaço de madeira era o braço de Nosso Senhor das Bouças. Assombrada pelo milagre a população verificou que o braço se ajustava tão bem à imagem que parecia que nunca dela se tinha separado.


No século XVI, a imagem foi mudada para uma igreja em Matosinhos, construída em sua honra, ficando a ser conhecida por Nosso Senhor de Matosinhos.


E pronto...aqui fica a lenda e à custa de uma imagem inicialmente maneta durante algum tempo, passamos a ter todos os anos as Festas do Senhor de Matosinhos, onde já é praxe vários grupos de amigos e famílias se juntarem todos os anos, pelo menos um dia e se divertirem naquela festa...Convenhamos que não é bem pela obra de Nicodemos, mas mais pela sardinha assada, farturas, divertimentos e convívio.


????!!!Por falar nisto...este ano ainda não fui!!! ... Tou no ir....

PRÓXIMOS EVENTOS: 

Tem alguma Festa / Evento

que pretende divulgar?

Contacte-nos...

 PROCURAR POR TAGS:
Nenhum tag.
 PESQUISA:
APOIOS:
bottom of page