top of page

"Serra da Estrela" - A Lenda da Serra da Estrela

Portugal está cheio de Histórias e Lendas e esta é mais uma...


Não se sabe bem quando, mas segundo a lenda, existiu um jovem pastor que vivia numa longínqua aldeia.


Esse jovem tinha por único amigo um pequeno cachorro que nas noites de solidão sem esperar nenhum gesto, se deitava a seus pés.


O jovem pastor, desde que nascera, todos os dias via ao longe uma Serra enorme e todos esses dias imaginava o que estaria por trás dessa Serra, as terras, as pessoas que existiriam por detrás daquela montanha rochosa enorme que desde novo tanto o cativava. Sempre desejou conhecer aquele recanto que tanto o fascinava e passava noites em claro a pensar nisso e a imaginar.


Certa noite, julgando-se acordado, sonhou com uma Estrela, que o guiava até ao local dos seus sonhos.


O jovem acordou repentinamente, inquieto e angustiado e procurou no céu a tal Estrela que lhe segredava ao ouvido. Muitas estrelas encontrou, olhou uma a uma e uma delas lhe pareceu diferente das outras.


Passavam-se os dias, o pastor olhava o céu, olhava as estrelas, olhava a paisagem ao fundo que sempre o fascinou, procurava a sua Estrela que em sonhos lhe aparecia desafiando-lhe sempre a vontade de seguir caminho que por vezes era tão difícil.


Uma noite decidiu-se. Arrumou tudo o que tinha que era nada, chamou o seu cão e partiram.


Na aldeia todos perceberam que ia realmente partir. Abanaram a cabeça ante a loucura daquele pastor que provavelmente antes de alcançar o seu objectivo, morreria à fome ou ao frio. Mas o jovem estava decidido, levava toda a riqueza que tinha...a fé, a vida e uma estrela.


O pastor caminhou anos, tantos anos que o seu cão outrora cachorro, envelheceu e não aguentou a aventura. Morreu uma noite ao frio e foi enterrado à beira da estrada que ambos percorriam.


"Porra... Portugal não é assim tão grande para caminhar tantos anos. Ou o homem era lento, ou com os copos, fazia mais kilometros...mas enfim...siga a Lenda..."


Continuou caminhando, sonhando com a Estrela, vendo aquela Serra que o fascinava, cada vês mais próxima, mas ainda tão longe.


Passou fome, frio, atravessou rios e riachos, campos verdes e ressequidos, escalou rochedos escarpados, chegou a passar por aldeias cheias de gente onde poderia ter ficado, mas o seu objectivo era chegar aquela Serra.


Já velho mas nunca olhando para trás, alcançou a tal montanha escarpada que desde a infância o chamava. Subiu, subiu e subiu ainda mais até ao ponto mais alto daquela montanha, da sua longínqua Serra e ali se sentou em paz, esgotado mas feliz, contemplando aquele fantástico e vasto horizonte.


Ao fim de muitos anos, após fome, frio, chuva, tinha alcançado o seu objectivo e ali se instalou.


O rei da altura (vá-se la saber quem), tanto ouviu falar daquele velho pastor e da sua Estrela que mandou emissários à Serra...Daria todas as riquezas do mundo ao pastor em troca da sua Estrela.


“cada um pior que o outro pelos vistos”...siga...


O pastor ouviu com atenção o que lhe mandava dizer o rei. Depois, olhou em volta...Tudo eram pedras e rochedos. Uma pequena cabana de rocha coberta de colmo era a sua morada. Uma côdea de pão negro e uma gamela de leite as suas refeições. A sua distracção aquela incrível paisagem que jamais acabava e sua única amiga, a Estrela.


Percebendo tudo aquilo que tinha conquistado e apesar de poder ter toda a riqueza que quisesse, escolheu ficar com o seu cantinho e a sua Estrela.


Alguns anos depois, o velho pastor morreu. Enterraram-no debaixo de um daqueles rochedos enormes e nessa noite, estranhamente, a sua Estrela brilhou com uma luz intensa. Os pastores da serra notaram essa diferença porque também a reconheciam entre as outras, devido ao que o velho lhes contava em certas noites.


E em memória desta lenda, a Serra passou a chamar-se, para sempre, SERRA da ESTRELA.


Apesar de achar que o pastor se metia nos copos, passava a ver estrelas e andou anos às voltas...

Nunca lá vi nenhuma Estrela especial mas...

A verdade é que a Serra é linda e dá vontade de visitar de Verão ou de Inverno...

PRÓXIMOS EVENTOS: 

Tem alguma Festa / Evento

que pretende divulgar?

Contacte-nos...

 PROCURAR POR TAGS:
Nenhum tag.
 PESQUISA:
APOIOS:
bottom of page