top of page

"Cidade de Bragança" - A lenda da Torre da Princesa

Mais uma lenda e pelos vistos com mais uma miúda jeitosa...Eu sempre disse que as mulheres Portuguesas são as mais bonitas do Mundo...


Há muitos anos atrás a cidade de Bragança ainda era pelos vistos a Aldeia de Benquerença.

Um desses dias ainda aqui hei-de colocar o porquê destes nomes...adiante... Pelos vistos, na altura existia uma miúda gira, princesa órfã que vivia com o tio, o senhor do castelo.

Um dia a princesa apaixonou-se por um nobre, valoroso e jovem cavaleiro, porém carente de recursos para além do cavalo (devia ser dele, na altura não se alugavam cavalos)...siga a história...

O jovem, cheio de vontade de pedir a mão da princesa ao tio da mesma, partiu da aldeia em longa jornada em busca de fortuna, prometendo voltar apenas quando se achasse digno do seu propósito.


A miúda (princesa) lá ficou à espera do cavaleiro durante anos, já que... durante todo esse tempo, a jovem recusou todos os seus pretendentes, até que o seu tio, impaciente, prometeu-a a um amigo, forçando-a ao compromisso.


O tio não tinha paciência como a jovem, mas também não era ele que ia casar com o amigo...continuando...


Ao ser apresentada ao candidato do tio, a jovem confessou-lhe que o seu coração pertencia a outro homem, cujo retorno aguardava há anos. A revelação enfureceu o tio, que decidiu aumentar a coerção por meio de um esquema:


- Nessa noite, disfarçou-se como um fantasma e, penetrando por uma das duas portas dos aposentos da princesa, simulando ser o fantasma do jovem cavaleiro, afirmou-lhe com voz sombria e medonha, que ela estava condenada para sempre à danação, caso não aceitasse casar-se com o novo pretendente.


Prestes a obter um juramento por parte da princesa, milagrosamente abriu-se a outra porta e, apesar de ser noite, um raio de sol penetrou nos aposentos, desmascarando o tio impostor.


Daí em diante, a princesa passou a viver recolhida na torre (não se sabe se por vontade própria ou imposição do tio) que hoje leva o seu nome e as duas portas passaram a ser conhecidas como Porta da Traição e Porta do Sol, respectivamente.


Final da História/lenda, ou o cavaleiro não conseguiu a tal fortuna...ou se apaixonou por outra e esqueceu a princesa...ou como na altura não havia GPS, perdeu o cavalo e não encontrou o caminho de volta a pé...

A verdade é que pelos vistos não voltou e a miúda viveu o resto da vida na torre do castelo.


"Se alguém souber do cavaleiro é favor avisar a princesa...já deve haver telemóvel na torre..."

PRÓXIMOS EVENTOS: 

Tem alguma Festa / Evento

que pretende divulgar?

Contacte-nos...

 PROCURAR POR TAGS:
Nenhum tag.
 PESQUISA:
APOIOS:
bottom of page