top of page

"Picha"

Há anos atrás, penso que em 1999/2000, num evento de moto muito conhecido “Lés a Lés” dei comigo, meio perdido a olhar para o RoadBook, bem escuro à volta, eram umas 3 da manhã, parado junto a uma tabuleta...


Olhei à minha volta, duas motos perdidas, 3 gajos, olhei de novo a tabuleta que indicava a localidade e confesso que fiquei preocupado...Estava em Picha...perdido em Picha com mais 2 gajos!!!


Apressei-me a olhar para o RoadBook para sair dali rapidamente, não fosse aparecer alguma coisa esquisita do meio do mato....de lá partimos.


No dia seguinte, findo o "Lés a Lés" e durante o dia de volta ao Porto, lá voltamos a encontrar a mesma terra...resolvemos parar.


Meia dúzia de casas, uma pequena igreja, uma bomba de abastecimento e o café da Picha...

...Toca a entrar para beber uma súrbia...


Estava curioso, eu e os outros, palavra puxa palavra com o dono do café e lá saiu..."Ó amigo, porque raio é que esta terra se chama Picha???"


"Disse aquilo, a pegar no capacete e na chave da moto, não fosse o homem buscar uma fusca debaixo do balcão e ter de arrancar rapidamente pra não levar um balazio...."


O homem riu, disse que todos comentam o mesmo, mas que tinha muito orgulho em ser Pichense. Quanto ao nome falou de não saber o porquê, poderia ter a ver com uma fábrica de resina, mas que os antigos chamavam a este sitio a Horta, que era o local onde um homem chamado “Manel Colhões” tinha a sua horta e dai passaram a chamar “Picha” à horta do Manel. Disse ainda que já tinha existido um abaixo assinado para mudar a terra para “Pénis”


"Porra, venha o diabo e escolha, pensei eu..."


A verdade é que os poucos habitantes daquela terra, tem orgulho, mas muito orgulho de viver onde vivem e serem “Pichenses”.


Gostei da terra, das poucas gentes que ali se encontravam, dos apliques próprios que vendem para colocar nos frigoríficos e na verdade, naquela faixa de cerca de um quilómetro na EN 344 entre Pedrogão Grande e a Pampilhosa da serra existem duas terras curiosas, "Picha" e "Venda da Gaita".


Parece que uns vendem a "Gaita", e outros ficam com a “Picha”, mas no fim todos felizes na localidade onde vivem.


Fica a promessa de tentar saber mais sobre esta terra do nosso Portugal...

PRÓXIMOS EVENTOS: 

Tem alguma Festa / Evento

que pretende divulgar?

Contacte-nos...

 PROCURAR POR TAGS:
Nenhum tag.
 PESQUISA:
APOIOS:
bottom of page