top of page

"Cidade do Porto" - O Monumento da Rotunda da Boavista

E voltamos ao Porto...


Subo a Avenida da Boavista várias vezes por semana.

Deparo-me sempre com aquele monumento fantástico da cidade...um leão em cima de uma águia.


Fico sempre com a sensação, que devia ser um dragão em cima daqueles dois, mas estando na Boavista, porque não uma pantera??


Por muito que tentasse mudar o monumento, nada tem a ver com futebol mas com mais uma das bravas e grandes vitórias das gentes desta cidade.


“Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular”


Ao longo da história de Portugal, levamos com montes de postais, ou com Mouros, Romanos, com Ingleses, ou Espanhóis, nesta altura vieram os Franceses...


Também tinham direito a vir cá levar porrada...E pelos vistos levaram mesmo...


Estávamos na altura do Napoleão...Não, não é aquele pastel folhado tão tradicional...era um Emplastro, que parecia saído do manicómio com 1,68 de altura de nome Napoleão Bonaparte. O homem, para além de andar cego pela Josefina, lembrou-se um dia de conquistar tudo e todos...e até conseguiu algumas façanhas.


Em Portugal e neste caso, no Porto, deu-se um bocadinho mal.


Estavamos em 1809... Com o apoio dos Espanhóis e com fome de poder e controlo da Europa, o Bonaparte enviou um tal Soult à conquista do Porto e Norte de Portugal.


Na altura, assustadas e apanhadas de surpresa, milhares de pessoas tentaram a fuga para a margem esquerda do Douro pela Ponte das Barcas (aqui iremos um dia desses falar disto), e vários morreram. Foram cerca de 5000 vitimas.


A perseguição de Soult e suas tropas era enorme e sem misericórdia perante os fugitivos.


A verdade é que apesar da fuga inicial, com a grande ajuda das tropas inglesas, a brava população do Porto conseguiu vencer Soult, as suas tropas e o Napoleão (e talvez até a Josefina que já pensava numa casa virada para o rio), afugentando os que sobraram de volta para a sua terrinha.


Este fantástico monumento da cidade do Porto, talvez o mais bonito da cidade, presta a homenagem a todos os que empandeiraram os Franceses deste local, em mais uma grande vitória sobre mais um povo que tentou conquistar o nosso País.


No topo do monumento vemos o leão (símbolo do exército inglês), em cima da Águia (símbolo do império de Napoleão), bem como na base do monumento existem vários pormenores que representam cenas de artilharia, soldados ingleses que vieram apoiar Portugal e a intervenção das gentes do povo.

É de notar a constante presença do elemento feminino, seja na frente, em que uma mulher tem a bandeira nacional e uma espada, que simboliza a "Vitória", bem como outra que ajuda a puxar um dos canhões para a frente de combate.


Esta é a história deste fantástico monumento.


Continuo a achar que actualmente devia existir um dragão ou uma pantera em cima daqueles dois, mas história é história..

PRÓXIMOS EVENTOS: 

Tem alguma Festa / Evento

que pretende divulgar?

Contacte-nos...

 PROCURAR POR TAGS:
Nenhum tag.
 PESQUISA:
APOIOS:
bottom of page